Dicas simples para evitar assaduras no seu bebê

Inúmeras coisas podem causar assaduras no seu bebê. A principal causadora de assaduras são as fraldas molhadas ou sujas por muito tempo. Alguns modelos de fraldas podem prejudicar a circulação de ar irritando ainda mais a pele do seu (sua) filho (a).

Produtos de limpeza deixados em fraldas de tecido após a lavagem também podem causar diversas assaduras.

Algumas crianças podem ter inflamação de pele, psoríase, candidíase ou impetigo, o que pode agravar a assaduras.

Efeitos colaterais de assaduras

A pele do seu filho ficará avermelhada e dolorida. Alguns tipos de assaduras podem subir para a barriga do seu filho ou se espalhar e chegar nas costas do seu bebê. Algumas regiões da pele podem ficar aumentadas ou inchadas, e pode haver rachaduras na pele. Essas “rachaduras” são chamadas de úlceras.

A assadura pode trazer sofrimento e agonia, o que pode fazer com que sua criança fique mais sensível e chorona.

Quando consultar um especialista?

Você precisa levar seu filho ao pediatra se:

– Se a assadura não melhorar após três dias

– Quando seu bebê estiver com a pele muito irritada contendo bolhas, crostas ou espinhas

– Seu bebê só chora e não descansa/dorme

– Se seu bebê tiver febre

– A assadura estiver se espalhando para outras partes do corpo

Como prevenir as assaduras?

Medidas simples com certeza vão ajudar você a prevenir que seu filho ou filha tenham assaduras. Normalmente as assaduras irão mostrar sinais de melhora ou desaparecerão dentro de alguns dias se você seguir as sugestões abaixo:

– Mudar as fraldas do seu filho regularmente, ou seja, sem demorar muito. Verifique sempre se a fralda do seu bebê esta molhada ou suja. Troque-o imediatamente caso note que a fralda não esta limpa.

– Deixe sua criança sem fraldas por algum tempo, isso permite com que a pele respire. Você pode deixar seu filho deitado sobre uma fralda aberta ou uma toalha (nu a partir da cintura) até mesmo enquanto ele está dormindo.

– Use água morna e um sabonete suave para lavar a pele do seu bebê. Atente-se em não deixar, nunca, a pele do seu bebê com sabão e seque-o com muito cuidado. No caso você estar utilizando lenços descartáveis lembre-se de verificar se eles contêm álcool. É importante lembrar que algumas substâncias podem irritar e machucar a pele do seu bebê.

– Lembre-se de utilizar um creme protetor apropriado para o seu filho após cada troca de fralda. Aplique uma pomada/creme deixando sempre uma crosta grossa do produto. Você pode obter esses cremes facilmente em qualquer farmácia ou lojas especializadas em bebês.

– Talcos não são indicados para o tratamento de assaduras, tendo em conta o fato de que sem querer, você pode causar uma nuvem de talco, impedindo seu bebê de respirar corretamente.

Cuidados com fraldas de pano:

Certifique-se de lavar corretamente todas as fraldas do seu filho com um sabão previamente indicado. Enxague-as bem em água doce e corrente, para que não fique nenhum resquício de sabão ou de bactérias. Se você estiver usando fraldas de pano, evite plástico impermeável.

Medicamentos

Para assaduras graves ou assaduras que não somem com as medidas básicas, o pediatra do seu bebê pode prescrever cremes que contenham cortisona ou pomadas (Hidrocortisona 1%). Cremes contendo corticoide devem ser usados apenas após prescrição médica. Leia sempre a bula dos medicamentos antes de aplica-los no seu bebê.

Seu médico pode prescrever alguns medicamentos especiais caso seu bebê tenha uma infecção secundária com bactérias ou algo mais grave.

Manter continuamente a fralda do seu filho limpa e seca e utilizar pomadas anti-assaduras com certeza farão com que seu filho não desenvolva assaduras graves e com que você consiga cria-lo de uma forma tranquila e sem problemas graves, até que ele saia das fraldas.

One thought on “Dicas simples para evitar assaduras no seu bebê

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *